BitCoin Vs Computação quântica
Devo dizer que fiquei seriamente pensar sobre um artigo que li hoje na Beincrypto.com, que me deixou um bocado preocupado com o futuro do Bitcoin e das criptomoedas em geral (e já agora.. em toda a segurança criptográfica). Até porque, também descobri que houve avanços significativos na tecnologia quântica em termos computacionais... o tempo da teoria já lá vai...
Bom.. parece que os nossos amigos da computação quântica estão a evoluir mais depressa do que pensávamos, e isso pode ser um problema sério para a segurança das nossas criptomoedas e segurança em geral.
A coisa é a seguinte: os desenvolvedores do Bitcoin estão a propor uma atualização radical para proteger a rede contra ataques quânticos. A ideia é desativar a criptografia antiga, que é vulnerável a estes ataques. Mas aqui é que a porca torce o rabo: se as carteiras não forem atualizadas a tempo, corre-se o risco de ver os Bitcoins congelados. Imaginem só, biliões de euros em BTC a desaparecer porque não se fez o update!
Para se ter uma ideia mais clara, a proposta divide-se em três fases:
- Fase A: Deixamos de poder enviar transações para endereços vulneráveis.
- Fase B: Todas as transações com criptografia antiga tornam-se inválidas. Adeus, Bitcoins!
- Fase C: Uma possível solução de recuperação para quem perder o prazo, mas ainda está em estudo.
A verdade é que mais de 4,9 milhões de BTC estão em risco, incluindo a carteira do próprio Satoshi Nakamoto. É um cenário um pouco assustador, não acham? Os desenvolvedores estão a tentar acelerar a migração, estabelecendo um prazo de cinco anos. Mas será que a comunidade vai conseguir chegar a um consenso a tempo? Será que... 5 anos não é já tempo a mais num meio em que tudo fica desatualizado em uma semana?!
No fundo, esta situação levanta questões importantes sobre a segurança a médio e curto prazo. Será que estamos preparados para enfrentar as ameaças do futuro? Será que a descentralização e a inovação tecnológica são suficientes para nos proteger? Será que o sistema bancário tradicional está em menor risco? E as cifras que são usadas mundialmente em bilhões de sites?
Se ligarmos um sistema de I.A. (que será multimodal e agentico) a um sistema quântico... bom... "complicado" aí é de certeza um eufemismo...